Quando as Assembléias de Deus adotaram a doutrina da trindade, no Quarto Conselho Geral, em outubro de 1916, os Pentecostais Unicistas foram forçados retirar-se da organização.
Dois meses mais tarde, entre o final de dezembro e princípio de janeiro, os ministros unicistas se reuniram em Eureka Springs, Arkansas, e, no dia 2 de janeiro de 1917, eles formaram uma organização unicista pentecostal, chamada de Assembleia Geral das Assembleias Apostólicas.
No final de 1917, ou início de 1918, a Assembleia Geral das Assembléias Apostólicas se uniu com as Assembléias Pentecostais do Mundo e, então, tiveram sua primeira reunião em Eureka Springs, Arkansas, mais tarde, naquele mesmo ano.
Esta organização internacional, que adotou o nome de Assembléias Pentecostais do Mundo, era a única organização Pentecostal unicista, até o final de 1924, quando ocorreu uma separação, principalmente por causa de linhas raciais. Durante 1925, três novas organizações foram formadas: A Igreja Apostólica de Jesus Cristo, a Aliança Ministerial Pentecostal e a Igreja de Emanuel de Jesus Cristo.
Esta divisão organizacional entre o povo unicista não era uma coisa boa. Por isso, em 1927, foi dado o primeiro passo para reunir o povo outra vez. Reunidos em uma convenção, em Guthrie, Oklahoma, a Igreja Emanuel de Jesus Cristo e as Igrejas Apostólicas se uniram em uma única organização, sob o nome de Igreja Apostólica de Jesus Cristo. Esta união, que envolveu cerca de 400 ministros, foi consumada na Convenção Geral seguinte, realizada em Port Arthur, Texas, em outubro de 1928.
Em 1931, uma conferência, com representantes de quatro organizações unicistas, se reuniu em Columbus, Ohio, em uma tentativa de reunir todo o povo unicista. Infelizmente, esta tentativa teve apenas um sucesso parcial. Os ministros da Aliança Ministerial Pentecostal votaram pela união com a Igreja Apostólica de Jesus Cristo, mas os termos da união proposta não foram aceitos pelos ministros da Igreja Apostólica de Jesus Cristo.
Entretanto, em novembro de 1931, foi consumada uma união entre a Igreja Apostólica de Jesus Cristo e as Assembleias Pentecostais do Mundo. Esta união adotou o nome de Assembleias Pentecostais de Jesus Cristo. Em 1932, a Aliança Ministerial Pentecostal mudou seu nome para Igreja Pentecostal, Incorporada, refletindo sua estrutura organizacional. Mas nenhuma outra tentativa foi feita no sentido de uma união com as Assembleias Pentecostais de Jesus Cristo, até 1936, quando os ministros da Igreja Pentecostal, Incorporada, votaram trabalhar com vistas a uma reunião dos dois corpos ministeriais unicistas. Uma vez mais, não foi possível entrarem num acordo.
O desejo de se unirem permaneceu vivo e cresceu. Oito anos mais tarde, em 1944, foi dado o primeiro passo que levou, finalmente, a uma bem sucedida união, em 1945, dessas duas organizações pentecostais unicistas, formando a Igreja Pentecostal Unida Internacional.
A união destes dois corpos unicistas pentecostais reuniu 1.838 ministros e cerca de 900 igrejas. Este número tem crescido ano após ano. Hoje, a Igreja Pentecostal Unida tem mais de 30.000 igrejas, em 192 nações do mundo, envolvendo um corpo ministerial de 27.000 ministros.
Uma instituição séria que tem tem seus fundamentos no alvorecer do Movimento pentecostal.
Um Pouco de Nossa História
Este texto não é cópia de um documento oficial, nem se trata de um trabalho acadêmico, mas sim o relato de um fato isolado ocorrido no início do século XX que dividiu o Movimento Pentecostal e deu origem as duas maiores organizações do Pentecostalismo internacional, de um lado a Igreja Assembleia de Deus a maior igreja pentecostal Trinitária do planeta, fundada por Eudouros N. Beel, do outro lado a Igreja Pentecostal Unida Internacional cujo fundador foi Flower Howard A. Goos, o maior movimento missionário da atualidade, que defende a doutrina da Unicidade de Deus, sua mensagem é o Monoteísmo da divindade.
Hoje presente em 210 países do globo terrestre.
No ano de 1913 no mês de outubro durante a campanha Pentecostal mundial de Los Angeles na Califórnia, um tiro foi disparado e destinado a ressoar por todo o mundo. O tempo havia chegado o pregador estava falando com autoridade e unção do Espírito Santo naquele púlpito onde havia centenas de pregadores de toda a parte da nação americana e canadense: o que era o que ele estava dizendo? Quais as conclusões que havia chegado? Estava realmente dizendo que todos estes anos havíamos batizados pessoas de uma forma equivocada?
Na plataforma encontrava-se Robert E. McAlister, um pregador popular, abrindo seu coração um pouco antes de batizar a vários convertidos, começou a explorar o tema como a Igreja Apostólica do I século, batizava seus novos conversos. Segundo o orador, a Igreja do primeiro século batizava seus novos seguidores em nome do Senhor Jesus Cristo conforme Atos 2.38. Sendo esta a primeira mensagem da igreja que começava a se organizar naquele dia da Festa do Pentecoste Judaico.
O orador continua citando Felipe na cidade de Samaria que pregava a mesma mensagem de Jerusalém, e os que criam eram batizados no nome de Jesus isto tanto homens quanto mulheres (At 8.12-16), e não como a igreja do início do século 20 que usava a formula trinitária, repetindo as palavras, em nome do pai, e do filho e do Espírito Santo conforme (Mt 28.19). Alegava o pregador que a referida fórmula nunca foi usada no ato batismal na Igreja do Novo Testamento.
A mensagem causou um transtorno emocional no púlpito e entre os ouvintes, Uma pessoa presente no auditório, foi até o altar e disse em alta voz para McAlister não pregar mais aquela doutrina. O pregador se calou, mas aquelas palavras já haviam sido ditas. Vários pregadores ali presente, voltaram a seus locais de origem e começaram a explorar aquele tema que se tornou apaixonante e centenas de pessoas começaram a pedir para serem batizados em águas no Nome de Jesus Cristo. A mensagem incendiou o país americano e canadense; o tema mais explorado nas campanhas era importância de ser batizado no nome do Senhor Jesus Cristo.
Frank Ewart que ocupava um lugar de destaque no Movimento Pentecostal e era respeitado pregador do processo espiritual que se espalhava por diversos países do planeta, convidou McAlister para ir até a costa oeste dos Estados Unidos e falar sobre esta verdade maravilhosa. Ewarte havia estado a associado a William Durhand supervisionando a obra na cidade de Los Angeles após sua morte que ocorreu no ano de 1912.
As explicações de Mc Alister foram aceitas por Ewart que creu plenamente na mensagem apostólica, e se propôs a obedecer as Escrituras Sagradas, não importando as consequências e preço a ser pago por esta revelação divina.
Outro personagem que foi afetado pelo acontecimento, foi John G. Scheppe que ficou tão inspirado com a declaração de McAlister, que passou a noite em oração.
Pela madrugada, pode sentir o poder maravilhoso do nome de Jesus, levantando-se começou a correr pelo acampamento gritando em alta voz aos que estavam acordados sobre a experiência divina deste poder extraordinário. Esta experiência causou uma profunda comoção aos participantes da campanha e todos compartilhavam da alegria de Scheppe, e começaram a estudar a Escritura sobre o poder sob natural do nome de Jesus.
O acontecimento narrado foi maravilhoso trouxe um grande avivamento no seio pentecostal, movimento tão jovem que crescia com muita robustez.
Mas nem tudo que é bom se estabelece com facilidade, não tardou a surgir inimigos da nova doutrina que se inseria no âmago do povo Pentecostal, causando descontentamento e divisão no grupo, principalmente entre a liderança do grupo que crescia de maneira assustadora.
A ênfase do Movimento Pentecostal era o falar em outras línguas com evidência do batismo com o Espírito Santo e pregar o evangelho para o mundo inteiro pois criam na volta imediata de Jesus, por isto a liderança não via necessidade de formar qualquer organização religiosa, pois eles estavam desiludidos com isso, sendo vítimas de perseguições por organizações o mover do Espírito Santo.
Devido a desarmonia que se instalou no grupo, pelo fato de haver desavença, desonestidade financeira, e escândalo moral, a liderança sentiu o dever de estabelecer a ordem e purificar o movimento. No ano de 1914 com uma chamada geral debaixo de muitos protestos foi realizado uma convenção em Hot Springs no Arkansas que reuniu aproximadamente 300 líderes dos Estados Unidos e do resto do mundo, e o movimento pentecostal se organizou com o nome de Igreja Assembleias de Deus.
Mas a polêmica continuou entre os que batizavam em Nome de Jesus, e os que usavam a fórmula trinitária no batismo, entre os que criam na Unicidade de Deus e aceitavam Jesus com sua Divindade completa conforme(ICl 2.9), e os que ensinavam ser Jesus apena a segunda pessoa da trindade.
No Quarto Conselho Geral, em outubro de 1916, as Assembleias de Deus adotou seu credos oficial que seria a fé na doutrina da trindade. Os Pentecostais Unicistas foram forçados retirar-se da organização.
Dois meses mais tarde, entre o final de dezembro e princípio de janeiro, os ministros unicistas se reuniram em Eureka Springs, Arkansas, e, no dia 2 de janeiro de 1917, eles formaram uma organização unicista pentecostal, chamada de Assembleia Geral das Assembleias Apostólicas.
No final de 1917, ou início de 1918, a Assembleia Geral das Assembleias Apostólicas se uniu com as Assembleias Pentecostais do Mundo e, então, tiveram sua primeira reunião em Eureka Springs, Arkansas, mais tarde, naquele mesmo ano.Esta organização internacional, que adotou o nome de Assembleias Pentecostais do Mundo, era a única organização Pentecostal unicista, até o final de 1924, quando ocorreu uma separação, principalmente por causa de linhas raciais.
Durante 1925, três novas organizações foram formadas: A Igreja Apostólica de Jesus Cristo, a Aliança Ministerial Pentecostal e a Igreja de Emanuel de Jesus Cristo. Esta divisão organizacional entre o povo unicista não era uma coisa boa.Por isso, em 1927, foi dado o primeiro passo para reunir o povo outra vez. Reunidos em uma convenção, em Guthrie, Oklahoma, a Igreja Emanuel de Jesus Cristo e as Igrejas Apostólicas se uniram em uma única organização, sob o nome de Igreja Apostólica de Jesus Cristo. Esta união, que envolveu cerca de 400 ministros, foi consumada na Convenção Geral seguinte, realizada em Port Arthur, Texas, em outubro de 1928.
Em 1931, uma conferência, com representantes de quatro organizações unicistas, se reuniu em Columbus, Ohio, em uma tentativa de reunir todo o povo unicista. Infelizmente, esta tentativa teve apenas um sucesso parcial. Os ministros da Aliança Ministerial Pentecostal votaram pela união com a Igreja Apostólica de Jesus Cristo, mas os termos da união proposta não foram aceitos pelos ministros da Igreja Apostólica de Jesus Cristo. Entretanto, em novembro de 1931, foi consumada uma união entre a Igreja Apostólica de Jesus Cristo e as Assembleias Pentecostais do Mundo. Esta união adotou o nome de Assembleias Pentecostais de Jesus Cristo.
Em 1932, a Aliança Ministerial Pentecostal mudou seu nome para Igreja Pentecostal, Incorporada, refletindo sua estrutura organizacional. Mas nenhuma outra tentativa foi feita no sentido de uma união com as Assembleias Pentecostais de Jesus Cristo, até 1936, quando os ministros da Igreja Pentecostal, Incorporada, votaram trabalhar com vistas a uma reunião dos dois corpos ministeriais unicistas. Uma vez mais, não doi possível entrarem num acordo. O desejo de se unirem permaneceu vivo e cresceu. Oito anos mais tarde, em 1944, foi dado o primeiro passo que levou, finalmente, a uma bem sucedida união, em 1945, dessas duas organizações pentecostais unicistas, formando a Igreja Pentecostal Unida Internacional.
A união destes dois corpos unicistas pentecostais reuniu 1.838 ministros e cerca de 900 igrejas. Este número tem crescido ano após ano. Hoje, a Igreja Pentecostal Unida tem mais de 40.000 igrejas, em 210 nações do mundo, envolvendo um corpo ministerial de 27.000 ministros.
No ano de 1957 o Missionário Samuel Baker chega ao Brasil e funda a Igreja Pentecostal Unida do Brasil, que hoje está espalhado em todos os Estados de nossa Pátria.
Escrito por: Nelson Lima Barbosa, Teólogo.